Informativo BC Saúde | Edição Julho-2021

Informativo mensal do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central
Sexta-feira, 9 de julho de 2021

BC Saúde amplia critérios de acesso ao Programa de Atenção Primária à Saúde

O BC Saúde lançou, em maio, o projeto-piloto de Atenção Primária à Saúde (APS), voltado para os beneficiários a partir de 55 anos de idade, vinculados às praças participantes (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília). Trata-se de um diferencial no cuidado integral à saúde, que objetiva proporcionar mais qualidade de vida para os beneficiários. A APS é realizada por meio clínicas compostas por equipe multiprofissional, formada por médico de família, enfermeiro, coordenador do cuidado, nutricionista e psicólogo. Os atendimentos realizados nas Clínicas de APS não geram cobrança de valores de coparticipação.

A boa notícia é que, a partir desse mês de julho, o BC Saúde ampliou os critérios de elegibilidade para adesão à APS. Agora, os beneficiários a partir de 40 anos e também aqueles já integrantes do Programa Vemser, independentemente da idade, desde que vinculados às praças participantes (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília), poderão ser atendidos nas Clínicas de APS.

Em breve, a empresa Qualirede, que presta os serviços de APS para o BC Saúde, entrará em contato com o novo público contemplado para convidá-lo a participar desse programa. Clique aqui para mais informações sobre o programa.

Novas funcionalidades da Área Exclusiva do beneficiário no Portal BC Saúde

O novo Portal BC Saúde tem se tornando o melhor meio de relacionamento entre o BC Saúde e seus beneficiários. Nele é possível encontrar notícias atualizadas, acesso fácil aos canais de atendimento, aos serviços de urgência e emergência e a vários outros recursos do Programa de Saúde dos servidores do Banco Central. No Portal, é possível ter acesso rápido à Area Exclusiva dos beneficiários, que a partir de junho passou a contar com duas novas funcionalidades: o acompanhamento das solicitações de reembolso e os relatórios complementares para comprovação de despesas de saúde junto à Receita FederalAcesse aqui e veja como ter acesso a essas novidades.

BC Saúde apresenta tabela com prazo para autorização de procedimentos

O BC Saúde pratica prazos menores que os estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS) para autorização dos diversos procedimentos eletivos existentes. Como parte do esforço de tornar transparentes suas ações, o programa apresentou tabela com os prazos de autorização praticados, com a respectiva documentação exigida, comparando-os com os adotados pela ANS. Clique aqui para mais detalhes e acesso à essa tabela.

Conheça mais sobre o BC Saúde: o que ocorre em caso de falecimento do titular?

A perda de um ente querido nunca é assunto agradável de se abordar, ainda mais em tempos difíceis como estes em que estamos vivendo. No entanto, é importante que o beneficiário titular do BC Saúde conheça as regras sobre os procedimentos a serem tomados em caso de seu falecimento e oriente os seus dependentes a respeito.

Dentre as regras, é fundamental saber que, mesmo com o falecimento do beneficiário titular, servidor ativo ou aposentado, estará garantida a permanência de seus dependentes no BC Saúde por até 90 (noventa) dias. Nesse período, não haverá qualquer cobrança de contribuição mensal nem de valores de coparticipação. O intuito é o de promover a tranquilidade necessária em um momento delicado para a família, enquanto são concluídos os trâmites necessários para a concessão de pensão, quando for o caso.

Homologada a concessão da pensão, o(a) pensionista deverá se manifestar quanto à sua intenção de permanecer no BC Saúde, indicando também quais dependentes desejará manter no Programa. Não haverá aplicação de qualquer carência, caso essa indicação de dependentes seja feita no prazo máximo de 30 dias após a data de homologação da pensão. Cada um deles será inscrito na categoria de dependente não presumido. Cabe ressaltar que a manutenção de dependentes no Programa estará condicionada à capacidade de o(a) pensionista assumir, com os recursos da pensão, os compromissos financeiros relacionados ao BC Saúde.

No caso de falecimento do beneficiário pensionista, seus dependentes poderão permanecer no BC Saúde por até 30 (trinta) dias. Após esse período, serão excluídos do Programa, a não ser que sejam reinscritos como dependentes de outro(a) pensionista do mesmo beneficiário titular original.

Para saber mais detalhes sobre o tema, acesse o Regulamento do BC Saúde ou o Manual de Critérios e Orientações (MCOP) na área restrita aos usuários.

Fale conosco: 

Clique aqui e acesse os contatos do BC Saúde, do atendimento médico por telefone e do serviço de ambulância 24h. 

Já conhece o novo portal do BC Saúde? Mais navegabilidade, mais facilidade, mais conteúdo: BC Saúde (bcb.gov.br).