História

Fundada em 27/10/1983, através de Assembléia Geral de Constituição, assinada pelos seus 54 fundadores, a Associação dos Antigos Funcionários do Banco Central – AAFBC teve como objetivo inicial, basicamente, propiciar, aos funcionários aposentados do Banco Central, ambiente de convergência, convívio social e servir de suporte junto à Centrus, Banco Central e Previ, às famílias de nossos colegas que perdiam seus chefes. Com o passar dos anos, diferentes Administrações, foram levadas a ampliar os objetivos da Associação, no sentido de representar seus associados judicial e extrajudicialmente, face às crescentes dificuldades que surgiram na preservação do padrão de vida e na manutenção da qualidade do plano de assistência médica de todos os aposentados e pensionistas.

Todo esse quadro de dificuldades veio a aumentar com a decisão, em 1996, do Supremo Tribunal Federal, em julgamento do Art. 251 da Lei 8.112/90, ocasião em que a maioria dos funcionários aposentados e da ativa foi levada para o Regime Jurídico Único e, um pequeno grupo de funcionários, permaneceu como CELETISTAS, assistidos pela CENTRUS. Esse grupo foi composto pelos funcionários que se aposentaram até 31 de dezembro de 1990 e das pensionistas cujos maridos haviam falecido até aquela data.

Como reflexo dessa situação, a Associação atua hoje com relevância na defesa dos interesses de seus mais de 1.000 associados (Celetistas e Servidores do RJU), residentes praticamente em todos os estados brasileiros, seja a nível judicial ou administrativo. Na esfera judicial, destacamos as ações contra a isenção de pagamento do plano de assistência médica, contra o aumento de contribuição para a Centrus, que provocou, primeiramente, a redução para 7,5% e, posteriormente, na isenção integral das contribuições.

Ainda, na esfera judicial devemos destacar a Ação movida contra a Centrus, que terminou por acordo judicial, redundando na conquista de duas vagas no Conselho Deliberativo e de uma vaga no Conselho Fiscal da Centrus destinadas, por eleição, a serem ocupadas somente por Celetistas.

As atuações administrativas são constantes, notadamente, junto ao Banco Central, à Centrus e à Previc, sendo a mais notável a conquista da distribuição do Superavit, resultande de uma luta de mais de dois anos, em que contamos com o apôio da Diretoria e do Conselho Deliberativo da Centrus, este já integrado pelos dois conselheiros eleitos pelos Celetistas.

A compra da nossa Sede, em 21 de novembro de 2001, foi o marco da maioridade da AAFBC, de consequências maravilhosas, deixamos de nos beneficiar de um favor do Banco Central, que, diga-se a bem da verdade, nos acolheu em nossa Infância e em nossa Puberdade, por exatamente 18 anos, por isso somos muito gratos às Administrações do Banco Central que possibilitaram o desenvolvimento e o crescimento da nossa AAFBC.

Porém, com a Maioridade veio a Emancipação, e o rompimento do cordão umbilical que nos prendia ao Banco, proporcionou um desabrochar de muita alegria e contentamento. A vida Adulta da AAFBC tem sido de constante felicidade. Em novembro de 2011 comemoramos 10 anos da data da compra dessa Sede, que representa, na sua materialidade, a Vitória de um conjunto de pessoas que continuam unidas e honradas, por quererem continuar convivendo com quem um dia trabalharam na gloriosa instituição: o Banco Central do Brasil.