Novo Cartão BC Saúde será enviado em abril

Informativo mensal do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central

Sexta-feira, 11 de março de 2022

 

Novo Cartão BC Saúde será enviado em abril

Em abril, será realizada a distribuição dos novos cartões BC Saúde a todos os beneficiários, válidos até 31.3.2025. Os beneficiários titulares receberão os seus cartões e os de seus dependentes em suas residências.

Há também a versão digital dos cartões do grupo familiar de cada titular, disponível na área restrita do Portal BC Saúde. A partir de agora, a emissão da segunda via de cartões, caso necessária, deverá ser feita pelo beneficiário titular, também por meio de acesso à sua área restrita no Portal. A rede credenciada já está devidamente informada sobre a possibilidade da utilização das versões digitais por parte dos beneficiários. Clique aqui para saber como ter acesso à versão digital do seu cartão.

 

Conheça a nova página de dicas da Atenção Primária à Saúde

O BC Saúde publicou em seu Portal nova página com dicas e conteúdos interessantes elaborados por profissionais que atuam nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) do Programa nas praças de Brasília, São Paulo e Rio. A cada mês, novos conteúdos sobre prevenção e manutenção de uma vida saudável serão disponibilizados a todos, usuários e não usuários do APS.

Clique aqui para conhecer mais sobre os serviços de APS do BC Saúde e para ter acesso à nova página com esses conteúdos. Lembre-se sempre de acessá-la periodicamente para ficar por dentro das novidades.

 

A atuação do BC Saúde nos dois anos de pandemia

Em março, o Brasil completa dois anos de pandemia do novo Coronavírus, período de muitas incertezas quanto à saúde de todos e de muitos desafios para a gestão do Programa de Saúde do Banco Central. Várias ações e decisões tomadas aperfeiçoaram e inseriram definitivamente o BC Saúde na era digital.

Acesse aqui e sabia tudo o que foi feito pelo BC Saúde em tempos de pandemia.

 

Conheça mais sobre o BC Saúde: o modelo de autogestão

O BC Saúde adota o modelo de autogestão, o que significa dizer que é gerido pela própria organização, com a participação ativa de seus beneficiários.  Nesse modelo, não há discricionariedade nas decisões sobre gastos do Programa, autorizações e reembolsos de procedimentos e exames médicos. Os protocolos e os processos de tomada de decisão são estritamente fundamentados em normativos, buscando-se seguir as melhores práticas do mercado, com a máxima imparcialidade.

Em casos mais complexos, tem-se buscado personalizar o atendimento na busca de prover a assistência mais apropriada possível em benefício da saúde do participante, respeitando-se os limites regulamentares. Para essas situações específicas, há ainda, como mais um degrau de segurança, uma validação do tratamento médico pela equipe de regulação do BC Saúde.

Conforme pondera Douglas Cavalari, chefe da Divisão de Regulação, Auditoria e Gestão Financeira, “os desafios são grandes, pois gerir aproximadamente 3.000 credenciados, mais de 50.000 guias médicas e de 2.500 pedidos de reembolso mensais, exige processos bem definidos e a estrita observação de normativos”.

A exigência documental para autorizações e reembolsos é de fundamental importância tanto para o cumprimento das exigências legais como para a adequada manutenção do Programa. Segundo expõe Sérgio Caracas, gerente da Saúde, “não há como exigir menos documentações para quando o procedimento for por livre escolha, uma vez que o processo vigente visa a garantir que os serviços e requerimentos para este tipo de atendimento tenham os mesmos padrões e níveis de exigência estabelecidos para os prestadores de serviço credenciados”.

 
 

Quer saber mais sobre os serviços de Atenção Primária à Saúde do BC Saúde e como deles participar? Acesse AQUI.

 

Clique aqui e acesse os contatos do BC Saúde, do atendimento médico por telefone e do serviço de ambulância 24h.

 

Quer ter acesso aos Informativos, notícias e comunicados anteriores? É só clicar AQUI!