Informativo BC Saúde | Edição Setembro-2021

Informativo mensal do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central                                                                                                                                                       Quarta-feira, 15 de setembro de 2021

 

 

 Entenda o processo de autorização dos procedimentos de saúde

autorização prévia é um dos principais mecanismos de regulação dos Programas de Saúde. Consiste na avaliação da solicitação para a realização de determinado procedimento de saúde.

O BC Saúde conta com equipe técnica multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais especializados, dedicada a garantir avaliações efetivas de cada pedido apresentado.

No entanto, nem todos os procedimentos são sujeitos ao processo de autorização. Consultas e exames laboratoriais não constam desse rol, de acordo com as normas do Programa. Confira aqui quais deles necessitam de autorização.

Acesse aqui para conhecer o passo a passo desse processo.

BC Saúde firma convênio com o Grupo dos Tribunais

Em agosto, o Programa de Saúde do Banco Central firmou convênio de reciprocidade com o chamado Grupo dos Tribunais, em Brasília, que é composto pelos gestores dos Programas de Saúde de Tribunais e outros órgãos sediados em Brasília, como o MPF e o Senado.

O convênio com esse Grupo tem como objetivos a manutenção de tabelas unificadas, a atuação conjunta na negociação de preços e condições dos serviços prestados pela rede credenciada e  o fortalecimento do intercâmbio de experiências e informações. Com a participação nesse convênio, o BC Saúde, que administra, em Brasília, 12 mil beneficiários, passa a compor um grupo que gere a saúde de mais de 150 mil pessoas no DF, o que amplia sua força de negociação com a rede credenciada.

A partir da avaliação desta primeira experiência, o BC Saúde procurará ampliar a proposta às demais cidades com representação do Banco Central.

Conheça mais sobre o BC Saúde: os tipos de cobertura

O BC Saúde oferece ampla cobertura de atendimentos aos seus beneficiários, abrangendo os de caráter ambulatorialhospitalar e odontológico.

O atendimento ambulatorial é aquele realizado em consultórios ou em ambulatórios, incluindo os de pronto-socorro. Normalmente são exames, consultas e os tratamentos que não demandem internação. Nessa espécie de atendimento, é cobrado do beneficiário valor de coparticipação correspondente a 25% do valor coberto pelo BC Saúde.

O atendimento hospitalar é o que envolve internações para tratamento clínico ou cirúrgico, inclusive para procedimentos de assistência ao parto. As internações, em geral, são isentas de coparticipação, mas há exceções tais como aquelas classificadas como de cunho especial, a exemplo das internações para tratamento psiquiátrico.

O atendimento para eventos odontológicos é oferecido em duas modalidades: a de auxílio e a de adiantamento.  A maior parte das despesas odontológicas é coberta na modalidade de auxílio, com cobrança de 25% de coparticipação. No entanto, há algumas espécies de tratamentos em que a cobertura se dará por adiantamento, como os ortodônticos e os relacionados a próteses e a implantes dentários.  Nesses casos, se o prestador de serviço for da rede credenciada, o BC Saúde realizará o respectivo pagamento. Caso contrário, o beneficiário é quem pagará integralmente o serviço para, em seguida, se assim desejar, solicitar o respectivo reembolso ao BC Saúde. O reembolso se dará pelo valor de tabela do BC Saúde, a ser descontado do beneficiário em parcelas mensais lançadas na folha de pagamento.

Para saber mais detalhes sobre o tema, acesse o Regulamento do BC Saúde ou o Manual de Critérios e Orientações (MCOP) na área restrita aos usuários.

Fale conosco:

 

Clique aqui e acesse os contatos do BC Saúde, do atendimento médico por telefone e do serviço de ambulância 24h.

 

Já conhece o novo portal do BC Saúde? Mais navegabilidade, mais facilidade, mais conteúdo: BC Saúde (bcb.gov.br).

 30